1. Home
  2. CIA
  3. AÉREAS
  4. TECNOLOGIA AEROESPACIAL DE REDUÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL TESTA PELA HY FLY

TECNOLOGIA AEROESPACIAL DE REDUÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL TESTA PELA HY FLY

0
0

A companhia aérea portuguesa Hi Fly vai testar as wingtips Trinitair, o primeiro projeto desenhado pela The Aircraft Performance Company (The APC), que através de uma melhoria na aerodinâmica vão permitir uma redução de cerca de 2% no consumo de combustível.

De acordo com o comunicado da Hi Fly, estas wingtips (pontas de asa) seguem o conceito “plug & fly”, cuja instalação demora cerca de um dia para ficarem operacionais. O primeiro voo com esta tecnologia vai ser realizado num A330 da companhia portuguesa.


As Trinitair permitem melhorias na performance, no desgaste do motor, na distância percorrida, e no aumento da capacidade de carga, além da redução do consumo de combustível, que resulta em menos emissões de CO2 e NOX.


O director da The APC, Harald Zirngibl, citado no comunicado da Hi Fly, exemplificou que no caso de um voo entre Frankfurt e Hong Kong a poupança de combustível está na ordem das 1,2 toneladas.
“Aplicado ao tráfego global aéreo, isto significa uma redução geral considerável em combustível e, desta forma, em emissões de CO2”, concluiu.
A Trinitair é um projecto apoiado pela Hi Fly e o seu principal parceiro na área da sustentabiliade, a Mirpuri Foundation, uma organização sem fins lucrativos criada por Paulo Mirpuri, presidente da companhia aérea portuguesa.