1. Home
  2. DESTINOS
  3. Turismo Sustentável é o objetivo da Comunidade Europeia

Turismo Sustentável é o objetivo da Comunidade Europeia

0
0

As atividades do turismo na Comunidade Europeia já tem um apelo que é o de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Esta tendência é mundial e os destinos que não seguirem esta linha de trabalho estarão fora dos roteiros turísticos.

“A grande ênfase está na recuperação sustentável. A sustentabilidade ambiental, social e económica deve ser nosso objectivo comum”, afirmou a secretária de Estado do Turismo (SET) na reunião de hoje dos Directores Gerais dos Estados Membros da UE.

A sustentabilidade deve ser “uma responsabilidade compartilhada” juntando “desde Governos a operadores, passando por organizações de base comunitária e turistas”, frisou Rita Marques, que falava na videoconferência de Directores Gerais dos 27, a terceira de quatro iniciativas da área de Turismo da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

No quadro da transição digital, Rita Marques considera “imprescindível pensar promover negócios inovadores, desenvolvendo competências digitais e incentivando o uso da tecnologia na gestão estratégica e operacional”.

Segundo um comunicado, a reunião dos Directores, responsáveis por implementarem políticas e medidas, “focou-se na inovação e na economia digital, como pilares para o futuro do ecossistema turístico, ao projectarem a oportunidade para melhorar metodologias de trabalho, redes de cooperação e fortalecimento de uma posição global”.

A nota de imprensa acrescenta que antes da reunião “decorreu um encontro virtual de especialistas para debater o papel dos dados no restabelecimento da competitividade do setor do turismo, em especial no que se refere ao potencial dos recursos de Big Data”.

A Presidência Portuguesa fixou três objectivos principais para a área do Turismo, designadamente Qualificações, Transição Digital e Sustentabilidade, tendo promovido já o Fórum Internacional da Educação, Emprego e Formação no sector do Turismo e a Reunião Informal dos Ministros do Turismo.

A próxima acção está marcada para Maio e será um “Fórum de alto nível relativo à Sustentabilidade e Turismo”.