1. Home
  2. CENTRO
  3. DE
  4. COMPRAS
  5. Tribo vive há 60 mil anos isolada em ilha do Pacífico

Tribo vive há 60 mil anos isolada em ilha do Pacífico

0
0

Um dos poucos lugares do mundo onde uma tribo indígena que ainda vive totalmente isolado fica em uma Ilha no Oceano Pacífico, que tem um nome bastante sugestivo: “Sentinela do Norte”.

As águas do mar que banha a Ilha Sentinela são cor de safira e parece um paraíso que cercado por uma verdadeira muralha de corais que dificulta o acesso a embarcações, mantendo o local isolado e longe de que qualquer invasor.

A tribo que habita a Ilha pode ser de descendentes vindos da África, há mais de 60 mil anos e que são guerreiros temidos e conhecidos pela tenacidade e em defender seu território e para isso são exímios lançados de flechas e lanças afiadas. Vivem escondido dentro da densa floresta existente na ilha e só saem quando sente que há tentativas de invasão ao paraíso.

O modo de vida dessa tribo são as mesmas do período pré-neolítico, sendo uma das últimas civilizações com conhecimentos da natureza e também de sobrevivência que tem causado o interesse de cientistas e pesquisadores que tentam uma aproximação, mas sem sucesso. Atualmente o acesso a Ilha Sentinela é proibido pelo Governo Indiano, já que está dentro do território de Andamão.

Desconhece-se que língua falam, quantos são ou qual é para eles o sentido da vida. E o pouco que se sabe (que são exímios atiradores, por exemplo) resulta de encontros fugazes com o exterior que acabaram em chuva de flechas – um claro letreiro de «deixem-nos em paz», mesmo para maus-entendedores.

Porém, em 2015, um artigo da Forbes referia o projeto de criar «safaris humanos» em barco couraçado. Os sentineleses podem ter sobrevivido à passagem dos séculos, até ao tsunami de 2004, mas não resistirão a uma invasão turística. Há tesouros que estão melhor longe dos olhos do mundo.

Sentinela do Norte, Índia
11° 33’ 01” N
92° 13’ 60” E