1. Home
  2. CIA
  3. AÉREAS
  4. Trafego aéreo melhora em setembro, diz IATA

Trafego aéreo melhora em setembro, diz IATA

0
0

O tráfego aéreo global em setembro caiu 72,8% na comparação anual, de acordo com a IATA, uma ligeira melhora em relação à queda de 75,2% no tráfego de agosto. A capacidade total caiu 63% em setembro, e a taxa de ocupação caiu 21,8 pontos percentuais, para 60,1%.

O tráfego aéreo transfronteiriço caiu 88,8%, a capacidade caiu 78,9% e a taxa de ocupação caiu 38,2 pontos percentuais, para 43,5%. 

“Um ressurgimento de surtos de Covid-19, particularmente na Europa e nos EUA, combinado com a confiança dos governos no instrumento contundente de quarentena na ausência de regimes de teste alinhados globalmente, interrompeu o ímpeto em direção à reabertura das fronteiras para viagens”, diretor geral da IATA e CEO Alexandre de Juniac disse.

O tráfego aéreo doméstico em todo o mundo em setembro caiu 43,3%, uma melhora em relação à queda de 50,7% em agosto. A IATA atribuiu a melhoria à China e à Rússia. 

“Embora os mercados domésticos estejam melhor, isso se deve principalmente às melhorias na China e na Rússia”, disse de Juniac. “O tráfego doméstico representa pouco mais de um terço do tráfego total, portanto não é suficiente para sustentar uma recuperação geral.

Na comparação com setembro de 2019, a capacidade doméstica caiu 33,3% e a taxa de ocupação caiu 12,4 pontos percentuais, para 69,9%.