1. Home
  2. CONEXÃO
  3. BRASIL
  4. As Dunas Douradas de Alagoas/Brasil

As Dunas Douradas de Alagoas/Brasil

0
0

Maceió é uma das novas rotas da companhia aérea TAP e atualmente um dos principais destinos turísticos de Brasil, graças as belezas naturais existentes possuindo uma grande diversidade de roteiros turísticos graças a sua potencialidade natural. As praias são consideradas as mais belas do Nordeste, e por isso é chamada de as “Caraíbas Brasileiras”; além de da Foz do São Francisco com suas Dunas Douradas e os Cânions e lagoas.

Em nossa reportagem de hoje vamos mostrar as Dunas Douradas da Foz do São Francisco, que faz parte de uma Área de Preservação Ambiental (APA). Esse paraíso é pouco conhecido até mesmo pelos brasileiros, que agora ficaram sabendo desse local paradisíaco em Alagoas.

Nossa rota começa pela Pontal do Peba, na Foz do rio São Francisco, a cerca de uma horas  e meia de viagem de Maceió, pela AL 101 Sul, a uma distância de 146 quilômetros, percorrendo uma rodovia muito bem conservada, mas com muitas curvas, principalmente próximo ao Peba.

Fora esses perigos, que rondam essa reserva ecológica protegida por lei federal e fiscalizada por uma base do Instituto Chico Mendes para preservação da Biodiversidade (ICMBio), a APA do Peba oferece roteiros para o chamado ecoturismo sustentável. A Foz do São Francisco e as famosas dunas – que estão em constante movimento – são os pontos turísticos mais procurados.

Os passeios acontecem de duas formas: de barco e bugre. Tudo com autorização do ICMBio e seguindo as normas ambientais exigidas, para proteção do ecossistema e principalmente das áreas de desova das tartarugas marinhas.

O passeio de bugres pelas dunas é o mais solicitado, já que são duas horas e meia percorrendo florestas de restingas, coqueirais e nove quilômetros de dunas douradas, que estão sempre se movimentando graças à ação dos ventos existentes na região.

O passeio de bugre oferece dois roteiros, sendo um pela Praia do Peba e outro pelas florestas de restingas. Os dois terminam sempre na Foz do São Francisco – no lado de Alagoas – onde existia o povoado de Pontal de Piaçabuçu, que foi coberto pelas dunas.

Roteiro “praia deserta”

O roteiro batizado de “praia deserta” percorre 25 quilômetros de praias até a Foz do São Francisco. Desse percurso 21 quilômetros são praias inteiramente desertas com cenários paradisíacos incríveis. No roteiro está uma parada em frente à base da ICMBio, para informações sobre o trabalho ambiental realizado pelo órgão, na região e também da importância da preservação do meio ambiente.

No percurso os visitantes poderão praticar o parasail, que constitui em um paraquedas preso a um cabo e este ao bugre em movimento, que sobe o equipamento com uma pessoa. O cabo tem 100 metros de cumprimento e chega a uma altura estimada de 80 metros. Entretanto a prática do parasail depende das condições do tempo, principalmente do vento.

O passeio passa cruza o riacho Canuípe, que deságua no Oceano Atlântico, onde os visitantes podem também aproveitar para tomar um banho de água doce. O roteiro da “Praia Deserta” termina na Foz do São Francisco, onde a permanência máxima é de uma hora para banho. Depois disso todos retornam à Praia do Peba.

Rota Dourada

No passeio de bugre pelas matas de restingas, coqueirais e dunas batizada de “rota dourada” – por causa das cores das dunas – a duração é de duas horas e meia, saindo da base da empresa em Piaçabuçu. O percurso é de 25 quilômetros sendo nove de dunas, passando também pela comunidade quilombola do Carrapicho.

O passeio proporciona também cenários lindíssimos como a vegetação nativa e a oportunidade de conhecer um pouco mais do ecossistema do rio São Francisco. Um dos pontos altos também é a visita à comunidade de descendentes de escravos – que fugiram do cativeiro – no século 18 e fundaram o pequeno vilarejo e vivem até hoje no mesmo local.

Esse passeio pode ser realizado uma parte dele também de barco, que Sai de Piaçabuçu até à Foz, onde os visitantes ficam e depois embarcam nos bugres, para fazer o roteiro por terra, pelas matas de restingas. Neste caso o passeio torna-se mais longo com três horas e meia de duração.

Esses roteiros de passeios na APA do Peba são realizados diariamente com empresas credenciadas e com guias habilitados. Todos os passeios têm como filosofia de negócio, a prática do ecoturismo sustentável, buscando também difundir a consciência da necessidade imperiosa da preservação do meio ambiente, como é praticada pela empresa Farol da Foz.

Reservas:

Passeios de Barcos e buggy

Maraná Turismo:

restaurantemarana@hotmail.com

55 82 996668726/ 55 82 991259749

Farol da Foz Ecoturismo
Av. Ulisses Guedes, 228, Bairro Brasília – Piaçabuçu – Alagoas
Tel: 55 82 9975-1975 / 55 82 3552-1298
Skype: faroldafozskype
contato@faroldafozecoturismo.com