1. Home
  2. CIA
  3. AÉREAS
  4. TAP volta a voar para oito dos dez destinos no Brasil

TAP volta a voar para oito dos dez destinos no Brasil

0
0

 

Mozart Luna/correspondente

A companhia aérea TAP vem aos poucos retomando os voos regulares entre o Brasil e Portugal, mas com a ressalva de que a fronteira está fechada para os turistas brasileiros, em todo território que faz parte da União Europeia (Espaço Schengen). Até o momento somente podem desembargar em Portugal, brasileiros residentes naquele país e portugueses, além de brasileiros que realizam intercambio de estudos e casos excepcionais para tratamento de saúde com autorização do Governo Português.

 

As autoridades portuguesas determinaram que todos os passageiros dos voos provenientes do Brasil devem apresentar o teste molecular RT-PCR negativo em relação a COVID-19, realizado nas 72 horas que antecedem o voo, ou será recusado o embarque do passageiro para o seu voo.

Todos os passageiros que tenham como destino final Portugal, inclusive cidadãos portugueses e passageiros residentes em Portugal, só poderão embarcar no Brasil se apresentarem o teste RT-PCR para COVID-19 no momento do embarque.

Alertamos também que por determinação das autoridades portuguesas as companhias aéreas, incluindo a TAP Air Portugal, só poderão aceitar como teste negativo válido, o teste molecular RT-PCR. Não será possível aceitar para embarque passageiros que apresentem qualquer outro tipo de teste.

Assim, só podem embarcar nos voos do Brasil para Portugal passageiros que apresentem o teste molecular RT-PCR negativo realizado nas 72 horas antes do voo.

Expectativa

A expectativa no momento é que até o dia 30 de setembro os turistas brasileiros sejam liberados em território europeu, entretanto tudo vai depender do comportamento da curva epidemiológica no Brasil, que até semana passada apresentava uma leve queda, mas voltou a apresentar subia novamente, o que representa uma grande preocupação.

 

Dos dez destinos brasileiros que a TAP voava antes da pandemia, oito já foram restabelecidos com voos regulares, perfazendo um total de 23 voos semanais entre o Brasil e Portugal.

 

Maceió é a mais nova rota com o TAP 027 início previsto para o dia 2 de outubro, com chegada prevista para às 21h15, horário. Além da capital portuguesa, o voo conecta o estado a toda a Europa, encurtando distâncias, com menor tempo de viagem e conexões. Serão dois voos semanais as sextas-feiras e aos domingos.

 

Reclassificação

 

O aparelho usado é o A321neoLG, um dos mais novos da frota da TAP, que cumpre com as metas de redução de gás carbono exigidas pela União Europeia. O A321neoLR é econômico e tem autonomia para cruzar o Oceano Atlântico com 168 passageiros, mas apenas um corredor. O avião possui moderna tecnologia digital e aos poucos vai substituir os A332 E A330, os gigantes de dois corredores, com capacidade para mais de 300 passageiros.

 

O 321neoLG é o mais indicado para Maceió, já que o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares até agora não consegui a classificação Delta (D), o que possibilitaria a aterrisagem de outros aparelhos maiores como o A330, de outras companhias aéreas internacionais como a Lufthansa, Air France e Ibéria.

 

O processo de reclassificação do aeroporto Zumbi dos Palmares foi arquivado em março desse ano, segundo a Anac, “por falta de interesse” do requerente, na época foi a Infraero, que demonstrou total falta de atenção com o processo do aeroporto de Alagoas. Atualmente a concessionária Aena (espanhola) tenta resgatar o processo.