Home VIAGENS A arte que estão nos túneis

A arte que estão nos túneis

0
0

 

Túneis se transformaram em painéis de arte urbana como as realizadas por Ivo Santos que é o autor das pinturas que decoram o interior dos túneis rodoviários da EN-379, na Serra da Arrábida. As obras merecem contemplação, sobretudo a pé.

 

“Quando entrei naquele túnel veio-me logo à cabeça a ideia de estarmos no fundo do mar, a olhar para cima, a ver o reflexo da água”. E assim pintou Ivo Santos (mais conhecido por Smile) o interior do túnel da praia da Figueirinha, dando corpo a um projeto pensado pela Câmara Municipal de Setúbal para embelezar aquela zona.

 

O túnel era uma “tela” em branco com 50 metros de comprimento. Aproveitando o seu “efeito ilusório”, o graffiter recriou a profundidade do mar com vários tons de azul, do mais escuro para o mais claro. E em vez de homenagear apenas os golfinhos, que são a mascote de Setúbal, desenhou também uma manta, um polvo, uma tartaruga e uma alforreca.

 

“A arte urbana também pode ter uma vertente educativa” ao dar a conhecer as espécies e o atividades que se podem fazer na Serra da Arrábida, lembra Ivo Santos, de 34 anos. Este território, porém, não lhe é de todo desconhecido, uma vez que “mesmo antes de entrar no mundo do graffiti” já frequentava a Arrábida e as praias, em criança, com os avós.

 

É óbvio que Ivo Santos nem sequer sonhava um dia vir a pintar este túnel, até porque os outros não existiam. Abriram à circulação automóvel e pedonal em 2006, após dois anos de obras de contenção da encosta da serra motivadas por um incêndio. A segunda obra de Smile foi inaugurada em setembro, com o mote “Vive a Arrábida”, e é totalmente diferente.

 

Em destaque estão desportos terrestres que se podem praticar na serra: BTT, caminhada, escalada, trekking, caving e parapente. O desenho é fotorrealista e dinâmico e estende-se num mural de betão com 150 metros. Ivo demorou um mês a pintá-lo. “Quem faz BTT fotografa-o muito e identifica-me nas redes sociais”, diz, concluindo que estas pinturas foram as que lhe deram “maior projeção” até ao momento.