Home DESTINOS Paço dos Calheiros em Portugal, onde se produz um dos melhores vinhos verde

Paço dos Calheiros em Portugal, onde se produz um dos melhores vinhos verde

0
0

 

Conde Francisco Calheiros, nobre português que também é cônsul da Eslovênia em Portugal, recebe os visitantes no seu Hotel Fazenda 

Mozart Luna – especial para tripseek.news

Em Portugal existe uma região com Paços seculares de famílias nobres, apaixonadas pelo vinho verde, que têm a alma do Minho. O nome desse lugar é Ponte de Lima, nação de castas que fazem parte da nobreza lusitana e castelhana, como o clã do Conde Francisco Calheiros.

A equipe de reportagem do Portal tripseek.news foi até lá e se sentou à mesa para degustar as inesquecíveis comidas regionais e provar do vinho verde. No cardápio um menu que combina surpreendentemente com este vinho verde, que tem uma característica singular nesta região.

A tradição do clã continua viva no Paço dos Calheiros, que ainda é ocupado pela família que o construiu, sendo o Conde Francisco Calheiros, herdeiro da gleba. O nobre é também bastante solicitado pelos visitantes, que desejam sempre fazer fotos com o ele para levar de recordação.  O Brasão da família está posto na parede principal do prédio e é o local preferido para as fotografias.

Hoje o Paço dos Calheiros é um hotel fazenda ligado ao agroturismo. A incitativa em transformar o local em hospedagem foi o primeiro em Portugal, sendo, portanto, o pioneiro a iniciar a atividade do turismo rural e de vinhos provenientes de algumas vinhas com mais de cem anos, sendo referência do vinho verde em Portugal.

 

Conde Francisco Calheiros, provando um vinho verde produzido em sua quinta e é  uma das cepas mais antigas do mundo

Branco loureiro

 

Em volta do imponente Paço de Calheiros foi plantada nova vinha para branco loureiro. Manteve-se uma pequena parcela de vinhão, que já existia desde a fundação da casa. “Antigamente bebia-se mais tinto do que branco e foi o turismo que veio alterar os hábitos de consumo, nomeadamente através da popularização das castas do alvarinho e loureiro”, explica o Conde Francisco Calheiros.

 

A quinta é visitada com regularidade por pesquisadores, descendentes da família que vivem no Brasil, Austrália e Estados Unidos, além de alunos da Escola Superior Agrária de Portugal, que ali fazem a recolha de braços de videiras antigas.

Um das suítes do hotel fazendo Paços dos Calheiros 

No Paço, o Conde Francisco Calheiros tem uma “filha” da videira mais antiga do mundo e que é já uma das principais atrações. Veio da Eslovénia, país do qual Francisco Calheiros é cônsul honorário no Porto. A região da Eslovénia tem raízes também do clã Calheiros que em Portugal faz parte da realiza da família real portuguesa, que ainda possui seu príncipe herdeiro como no Brasil.

 

Como chegar

Ficar entre vinhas

Paço de Calheiros
Rua de Calheiros, 1174 Calheiros
Tel.: 258947164
Web: pacodecalheiros.com
Mail: info@pacodecalheiros.com
Preço: quarto duplo a partir de 125 euros, com pequeno-almoço incluído.
Degustação com petiscos: 10 euros/pessoa