Home DESTINOS O roteiro turístico das árvores de Natal em Portugal

O roteiro turístico das árvores de Natal em Portugal

0
0

De Aveiro a Lisboa as luzes das árvores de Natal tomaram conta de Portugal, criando um roteiro turístico para quem vista o país. 

 

São milhares de lâmpadas e quilómetros de cabos elétricos os que dão luz e cor às maiores árvores de Natal do país. De Aveiro a Lisboa, saiba quanto medem estas estruturas natalícias.

 

  1. Aveiro (50 metros de altura)

A árvore de Natal de Aveiro, montada no Jardim do Cais da Fonte Nova, continua a deter o título de maior do país. Mede exatamente 50 metros e é iluminada por 400 mil lâmpadas e quatro quilómetros de led. No topo, surge coroada não com uma estrela, mas sim um moliceiro (a embarcação típica da cidade).

 

  1. Setúbal (36 metros de altura)

Em Setúbal, a árvore de Natal cresceu dois metros face à sua versão do ano passado. Ao todo, são 36 metros de altura de uma estrutura iluminada por 48 mil lâmpadas LED de cor branca e azul e 240 metros de néon azul. A atração encontra-se na placa da Avenida Luísa Todi, em frente ao arco da Ribeira Velha.

 

  1. São Martinho do Porto (25 metros de altura)

Esta árvore de Natal gigante tem 25 metros, mas mais do que a altura, destaca-se pelo facto de ser a maior – e a única – árvore flutuante da Europa. Surge sobre uma estrutura de madeira e aço e está amarrada na baía de São Martinho do Porto como se fosse um barco. A atração, de resto, já existe desde 2015.

  1. Caldas da Rainha (25 metros)

Caldas da Rainha viu este ano a árvore de Natal diminuir oito metros face à estrutura do ano passado, ainda assim os seus 25 metros colocam-na no conjunto das cinco mais altas do país. A novidade este ano é que no topo tem um feixe de laser luminoso, a projetar para o céu, e que será visível de várias partes da cidade.

 

  1. Porto (30 metros de altura)

No Porto, o Natal já brilha na Praça do General Humberto Delgado, onde habitualmente é montada a árvore de Natal gigante, em frente à Câmara Municipal. Tem 30 metros (o ano passado tinha 40) e brilha graças a 31.600 lâmpadas. A acompanhar a árvore surgem iluminações espalhadas por 80 ruas da cidade.

 

  1. Lisboa (30 metros de altura)

A árvore de Natal de Lisboa compara-se, em altura, à Torre de Belém (também com 30 metros), e encontra-se instalada, como sempre, no lado direito da Praça do Comércio, enquadrada com o Arco da Rua Augusta. No total, as luzes de Natal da cidade têm 2 milhões e 350 mil lâmpadas led (27 quilómetros de comprimento, ou a distância de Lisboa a Cascais).