1. Home
  2. RESTAURANTES
  3. Pensão se transforma em novo rooftop em Coimbra na Praça 8 de março

Pensão se transforma em novo rooftop em Coimbra na Praça 8 de março

0
0

 

Um dos restaurantes mais tradicionais em Coimbra ganhou uma nova roupagem com um cardápio inovador e moderno. Fundado em 1938, o Restaurante Carmina de Matos está com petiscos e cocktails incríveis e um terraço bar incrível com vistas para Praça 8 de março.

O restaurante leva o nome da fundadora que está localizado na Baixa de Coimbra, que também funcionou como pensão. Hoje, o negócio continua de pé, com o mesmo nome, mas noutras mãos e em moldes diferentes, sem camas e com uma nova abordagem à cozinha tradicional portuguesa.

A nova roupagem do Restaurante Carmina de Matos foi apresentada ao público em desse ano. A casa oferece pratos típicos com uma apresentação mais moderna, petiscos, cocktails e outras bebidas condizentes com o bar que surgiu no último piso, aproveitando o terraço com vista para a Praça 8 de Maio.

O novo espaço constitui um “rooftop”, que oferece snacks e bebidas como cervejas, gins, vodkas, runs, tequilas ou cocktails, alguns deles de autor, envolvendo efeitos de fumo ou algodão doce.  Há 70 anos está sob a responsabilidade da família  e graças ao sogro de Manuela Ferreira, uma das responsáveis pelo restaurante.

O restaurante estava sendo administrado por Mário Pereira, conhecido como Mário das Canjas, quem ficou com o negócio décadas atrás, explica ela, enquanto mostra os diversos espaços e ambientes. Além do bar com terraço no topo do edifício, há outras novidades nesta casa de base tradicional reinventada em jeito de homenagem a Mário, cuja obra perdura.

No rés do chão nasceu a taberna, com esplanada, que aposta em tábuas, bifanas, pataniscas de bacalhau, moelas e outros pitéus, e ainda em sopas, saladas, vinho a copo e produtos de cafetaria. No primeiro andar funciona o restaurante, que investe em pratos como bacalhau à Carmina, medalhões de porco preto ou chanfana, enquanto o segundo andar está reservado para eventos.

A lista de sobremesas, que apresenta propostas como farófias com canela, mousse de chocolate com pimenta rosa ou carpaccio de abacaxi com gelado, é igualmente nova. E foram introduzidas opções vegetarianas na carta, já que esta casa familiar de comida portuguesa não quer deixar ninguém de fora.

 

Carmina de Matos
Praça 8 de Maio, 2
Tel.: 239823510
Web: facebook.com/carminadematosrest
Restaurante e taberna, das 12h às 23h.
Bar, das 17h à 01h (quinta, sexta e sábado, até às 02h).
Encerra domingo e segunda.
Preço médio: 25 euros