Home DESTINOS Palacete Palmeiras no Porto oferece todo glamour da nobreza para os hóspedes

Palacete Palmeiras no Porto oferece todo glamour da nobreza para os hóspedes

0
0

Uma forma de estar de férias e viver uma forma diferenciada de pernoitar, no Porto, em um Palacete com mais de 100 anos, rodeado de muitas obras de arte e o glamour da nobreza europeia. Essa é a proposta dos proprietários do Espaço Palmeiras, localizado travessa de São Carlos que  em junho abriu-se à cidade, para quem quiser dormir rodeado de história, ou apenas conhecer o espólio e as peças de arte da casa, datadas dos séculos XVIII e XIX.

O objetivo dos proprietários é não estragar nem destruir a riqueza histórica existente no Palacete. A ideia sempre foi preservar, e as coisas foram evoluindo até ao conceito de museu onde se pode pernoitar, mas num conceito mais intimista

O imóvel é Monumento de Interesse Municipal devido ao seu passado que não passa despercebido a quem passa próximo e que no alto de sua fachada tem um monograma com a insígnia dos fundadores da casa, a família Pizarro Portocarrero. “Eram os mesmos proprietários do Palácio da Bandeirinha, ou Casa das Sereias, como é conhecido, e esta era a sua residência de inverno”, conta Maria.

Decoração

Logo na entrada se observa a riqueza do mobiliário existente com estuques decorativos, pinturas nas paredes e portas, mosaicos hidráulicos e peças de mobiliário que fazem voltar ao passado.

Uma bela escadaria em madeira, que não esconde as marcas do tempo, leva aos pisos superiores, adornada em cada patamar por pinturas murais, que representam ora um camponês, ora uma lavadeira, uma vareira, fiadeira… São assinadas por Manuel da Costa Carvalho e datadas de 1892.

“Acredita-se que possam existir pinturas ainda mais antigas por baixo destas”, lança Maria Adelaide. Um mistério que os trabalhos de conservação e restauro – processo que demorou três anos e meio – mantiveram oculto.

 Opção de pernoite

São disponibilizados para os interessados quatro suítes, todas elas decoradas à época, com pormenores encantadores. A suíte panorâmica tem um duplex com biblioteca privada no andar inferior, onde antes funcionava a antiga cozinha da casa, e que guarda ainda traços peculiares, como um louceiro escondido e uma pequena casa de banho na varanda. No quarto sobressaem as vigas em madeira no teto, originais da casa, e a coluna da chaminé em relevo numa das paredes.

 

Um dos espaços que mais encanta dos visitantes e hóspedes é o salão das andorinhas, que é revestida a pinturas que remetem para jardins orientais. Ou ainda o salão nobre, que exibe no teto um belo trabalho em estuque, e pode ser usado para pequenos eventos e reuniões.

Esta presente em todo Palacete está presente o espólio histórico que convive harmoniosamente com peças contemporâneas, para que além de história não falte conforto a um hotel que é também casa de família. Maria Adelaide e o marido vivem no palacete, por isso a cozinha é partilhada, e é lá que são servidos os pequenos almoços, recheados de mimos caseiros.

 

Na parte de trás do Palacete Para está um espaço verde que é o jardim onde se pretende instalar uma banheira de hidromassagem -, com frondosas árvores, gatos amistosos a dormir ao sol, e duas grandes palmeiras.

Descrição

O Palace Museum – Espaço Palmeiras in Porto oferece acomodações exclusivas para adultos com lounge compartilhado e terraço. A propriedade está situada a 2 km do Palácio da Bolsa, a 2,3 km da Livraria Lello e a 2,3 km da Praça da Ribeira. A acomodação dispõe de serviço de concierge e Wi-Fi gratuito.

Todos os quartos do hotel dispõem de guarda-roupa. No Palace Museum – Espaço Palmeiras, os quartos estão equipados com área de estar. Esta casa-museu é considerada patrimônio municipal devido ao valor histórico de sua estuque, mural e móveis.

A acomodação oferece café da manhã continental ou buffet.

Os pontos de interesse famosos perto do Palace Museum – Espaço Palmeiras incluem o Mercado do Bolhão, o Mercado Ferreira Borges e o Coliseu do Porto. O aeroporto mais próximo é o Francisco Sá Carneiro, a 15 km do hotel, e a propriedade oferece um serviço de translado para o aeroporto pago.

União de Freguesias do Centro é uma ótima escolha para viajantes interessados em atmosfera agradávelpasseios a pé e ambiente.

Esta é a parte de Porto de que os nossos hóspedes mais gostam, de acordo com avaliações independentes.

 

Espaço Palmeiras
Travessa de São Carlos, 7 (Cedofeita)
Tel.: 914551771
Web: espacopalmeiras.pt
Suíte a partir de 170 euros (pequeno-almoço incluído)