Home DESTINOS Museu do Fado onde se pode conhecer a guitarra portuguesa

Museu do Fado onde se pode conhecer a guitarra portuguesa

0
0

 

O som é único da guitarra portuguesa que surgiu por volta de 1764 em Alfama, a origem e o coração do fado. Mas é também antigo o sonho de construir este espaço, tendo a ideia sido incluída na candidatura do fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Com o objetivo de divulgar este instrumento musical, representante da cultura portuguesa, o Museu do Fado inaugurou há dois meses a Oficina de Construção da Guitarra Portuguesa.

Duas das maiores escolas no que toca a este ramo, as de Gilberto Grácio e de Óscar Cardoso, dão aqui cursos letivos de um ano e workshops habituais, onde ensinam a arte de construir o principal instrumento que acompanha as vozes do fado. Qualquer pessoa se pode inscrever nas formações, que são transversais. «Estes cursos e workshops são para todas as idades e servem tanto meros curiosos como quem já tem alguma experiência», adianta a responsável.

Para além de se trabalhar madeiras e ferros, aqui também se projetam filmes e se vendem instrumentos e acessórios para a guitarra portuguesa, que estão visíveis a quem passa. Quem quiser, pode apenas visitar o espaço, de forma gratuita: basta agendar com o museu. Afinal, a história de Lisboa também se faz ao ritmo destes acordes.

Oficina da Guitarra Portuguesa
Rua de São Pedro, 29 (Alfama)
Tel.: 218823470. Web: museudofado.pt
Das 10h00 às 18h00. Encerra segunda.
Entrada gratuita