Home COMIDA Portugal É reeleito para o Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT)

Portugal É reeleito para o Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT)

0
0
A eleição teve lugar durante a 64.ª Reunião da Comissão para a Europa da OMT, dia 28 de maio, em Zagreb na Croácia. Com 29 votos em 41, Portugal ficou à frente de países com​o a Turquia (26), Itália (25) e França (21).
Esta reeleição de Portugal para o Conselho Executivo da OMT, confirma a afirmação internacional do destino e o impacto da Estratégia de Turismo 2027. Portugal tem sido utilizado pela OMT como exemplo de país em que o turismo tem sido um instrumento essencial para o crescimento económico, criação de emprego e captação de investimento.
Já este ano, a OMT escolheu Portugal para iniciar a rede internacional de academias de formação no turismo e para realizar o primeiro Mayors Forum da OMT, que debateu, em Lisboa, os desafios da sustentabilidade do turismo nas cidades. Também este ano, Portugal tornou-se o primeiro país parceiro no concurso mundial de startups no Turismo da OMT, estando três das startups vencedoras a desenvolver os seus projetos no nosso país.
O Conselho Executivo é o órgão máximo da OMT e é responsável por definir as prioridades de intervenção e o plano de atividades desta Organização. Portugal integra a OMT desde 1976, tendo sido eleito pela primeira vez para este órgão em 1985 e, posteriormente, em 2005. Esta é a primeira reeleição consecutiva de Portugal nesta importante estrutura. Este segundo mandato tem uma duração de quatro anos.